Vitrais e Membrana Tensionada

Por: Larissa Barros - Pistelli | Fontes: Revista Finestra e Avec Design | Capela Santo Frei Galvão/Santa Crescentia, Guaratinguetá, SP

tensionada capela santo frei galvão

A Comunidade terapeutica de recuperação dos mais variados tipos de dependencia, a Fazenda da Esperança, em Guaratingueta, SP, preparou-se para receber o papa Bento 16, em sua primeira visita ao Brasil, erguendo um templo de desenho singelo, mas com eficiente tecnologia construtiva. Associação de vitrais e membranas de tecido de PVC envolvendo a estrutura metalica que lhe da forma.

Segundo os autores do projeto, arquitetos Lilia Campelo e Artur Diniz, dois aspectos nortearam a concepção arquitetonica: a volumetria, simbolizada pela tenda, uma referencia a um dos primeiros espaços de celebraçao da humanidade; e a utilização de formas organicas no interior da construção.

Perfis Tubulares

Perfis metalicos curvos, com diferentes alturas, garantiram a estrutura em forma de tenda, dando dinamismo a volumetria final. Pesando cerca de 30 toneladas, a estrutura metalica da capela compoe-se de dez colunas tubulares retangulares e equidistantes. Elas tem 20 centimetros de largura e 75 centimetros de altura, e comprimentos aproximados de 19 metros na maior extensao e 15 metros na menor. Na composição das colunas tubulares, empregaram-se chapas USI-SAC 300, enquanto os chumbadores constituem­se de barras redondas SAE 1010/1020.

"Alem do prazo de entrega da obra, que teve de se adequar a data da visita do papa ao país, um dos desafios foi combinar o nivelamento das bases e a coincidencia de todas as colunas no alto, unidas a um tubo vertical de 60 centimetros de diametro, formando o espigao do centro da capela", explica Alfredo Armando Pires, diretor da Composite.

tensionada capela santo frei galvão

Membranas tensionadas

Entre os vitrais, repetem-se cinco faces brancas com membrana de PVC reforçada por tecido de poliester, cuja camada interna de blackout proporciona maior conforto termico e proteção con-tra os raios solares. 0 arquiteto Carlos Bauer, gerente de projetos da Pistelli, responsavel por essa etapa da obra, explica que no dimensionamento das peças foram utilizados softwares especiais para modelagem de superficies anticlásticas (com curvaturas em sentidos opostos).

O tensionamento foi feito retesando as membranas em direçao ao solo com o uso de cabos de aço embutidos na base de cada peça, por meio de esticadores estrategicamente posicionados nas bases das colunas metalicas. As laterais de cada triangulo foram fixadas aestrutura através de perfis especiais de aluminio, pelos quais a membrana desliza de acordo com a traçao exercida pelo cabo de aço.

Cada seção de membrana mede cerca de dez metros na base e tem 17 metros de altura. As peças foram modeladas manualmente e soldadas com equipamento de alta frequência, que funde o PVC, mas conserva o tecido de poliester, de alta resistencia.

tensionada capela santo frei galvão

Fonte: Revista Finestra Edição

A Pistelli Pelz teve a sua participação na equipe técnica e como sempre impressionando a todos com seus produtos e materiais, fornecendo a membrana de PVC, que é reforçada por tecido de poliester, tendo então o maior conforto termico sem ter que se preocupar com chuvas e raios solares.

Clientes